Skip to main content

3 DICAS PARA EVITAR DANOS NO TRANSPORTE DE CARGAS

 


Ações e hábitos simples podem diminuir seu índice de erros operacionais e acidentes no transporte.


       Diminuir cada vez mais os índices de erros operacionais e acidentes no transporte é um dos objetivos das transportadoras, e elas buscam várias formas de solucionar esse fator. Porém ainda que esses erros e acidentes sejam indesejáveis, eles fazem parte da rotina das transportadoras e para administrá-los da melhor forma possível afim de diminuir sua ocorrência, podemos elencar algumas atitudes a serem praticadas no cotidiano das empresas.

Diante disso, abaixo destacamos algumas ações que quando executadas podem ser um diferencial em sua transportadora:

1 – Treine constantemente a sua equipe.

       É importante realizar treinamentos a cada período de tempo, assim sua equipe estará sempre preparada tanto para a execução dos procedimentos operacionais conforme previsto, quanto preparada para agir diante das adversidades que podem surgir. Os treinamentos podem abordar diversas características pertinentes ao seu negócio, como por exemplo quando tratamos dos sistemas operacionais, é necessário que exista esse treinamento principalmente quando a equipe tem seu quadro de colaboradores alterado. Outra característica importante é o estabelecimento de um padrão quanto ao manuseio dos itens integrantes da carga propriamente dita, onde os colaboradores podem ser orientados da melhor forma de agir desde o recebimento, entrega e a utilização dos equipamentos envolvidos no processo, afim de evitar tanto os danos aos produtos quanto lesões as pessoas envolvidas.

2 – Utilize os todos os equipamentos disponíveis a favor do seu negócio.

       Um dos fatores determinantes no processo de movimentação de cargas e a logística como um todo, diz respeito a utilização dos equipamentos envolvidos na operação. Nesse sentido, é possível observar que os equipamentos sendo usados da forma correta trazem agilidade e fluidez dos processos, assim destacam-se além dos equipamentos de segurança indispensáveis para as empresas, os  equipamentos que não são obrigatoriedade, mas que somados ao que as transportadoras tem como obrigatórios agregam valor ao seu processo logístico. Entre esses equipamentos, podemos citar como exemplo os Indicadores de Impacto, que são aparelhos instalados fora das caixas de transporte e ajudam a identificar tendências operacionais e promover correções. Outra ação que é simples e um diferencial, diz respeito a selagem e amortecimento, que é a atividade que protege os produtos de diversos fatores como a umidade.

3 – Tenha como hábito planejar.

       O planejamento no transporte e logística é tão essencial quanto em qualquer outro setor. Existem várias características que são otimizadas pelo fato de serem planejadas antes de sua implementação. Dessa forma, existem algumas que além de simples, trazem eficiência aos transportadores, como por exemplo no carregamento não deixar espaços vazios no perímetro do caminhão, permite que os pacotes se movimentem menos durante o transporte o que consequentemente diminui o risco de danos as cargas. Outra ação positiva é a o planejamento dos armazéns e galpões de cross-docking, pois estruturando o depósito de maneira que os corredores fiquem livres para a circulação, facilita toda a movimentação interna de forma que ela flua de com agilidade e precisão.

 


Fonte:

– Acompanhe mais dicas no Blog da Logística;


2 comentários em “3 DICAS PARA EVITAR DANOS NO TRANSPORTE DE CARGAS

  1. N o adianta os gestores seguirem todas as nossas dicas anteriores se eles n o treinarem bem os colaboradores respons veis pelo transporte e manuseio das cargas. Os programas de treinamento devem orient -los a manusear, acomodar e embalar as mercadorias adequadamente, de acordo com as suas particularidades. Tamb m importante instru -los acerca da utiliza o correta dos equipamentos.

    1. Bom dia!

      Primeiramente agradecemos a sua participação no blog!

      Realmente não é por acaso que o primeiro item a ser destacado é justamente o treinamento constante da equipe, pois uma equipe bem treinada é capaz de fazer um trabalho excelente. Concordamos com o seu ponto de vista, de que todos os colaboradores devem ter conhecimento pleno de seus serviços, começando na formalização do pedido, embalagem, todo o transporte, indo até a entrega ao destino final.

      Leia também nosso post sobre Dicas de segurança no Transporte de Cargas Seguro nesse link: goo.gl/HNm1QE

      Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para a barra de ferramentas