Skip to main content

A importância do backup de dados para a sua transportadora

Se você já perdeu um determinado volume de dados importantes e imprescindíveis para a sua gestão ou já teve um momento de pânico por acreditar que tinha perdido, você sabe do que estamos falando.

Quando pensamos em tecnologia da informação, sistemas e mais precisamente em dados necessários para a eficácia da gestão de uma empresa, certos cuidados não podem serem deixados de lado. Um destes cuidados diz respeito justamente ao backup.

A empresa que adota uma rotina de backup garante a integridade de seus dados, configurações e arquivos de usuários. Essa rotina previne que todos os seus arquivos necessários sejam de apagados (ou seja, perdidos) acidentalmente, seja por alguma falha física ou humana.

Mas para que o Backup serve?

O Backup é uma cópia dos seus dados essenciais, o seu objetivo é ser uma cópia para a restauração em caso de perda, alteração não autorizada ou dano a algum tipo de arquivo ou sistema digital. Isso mesmo, ele representa uma segurança para a sua empresa, seja ela uma transportadora ou não.

Ok. Agora, como é feito o Backup?

Existem diversas maneiras de realizar o backup dos seus dados e, cada uma destas maneiras terá suas especificidades, cabe a você gestor, analisar e decidir qual delas é a mais proveitosa para a sua situação. Entretanto, o mais indicado é que esse procedimento seja realizado, preferencialmente em uma unidade externa. E neste sentido alguns dos principais dispositivos utilizados são:


– HD externo;

– Fitas magnéticas;

– Servidores locais;

– Serviços na nuvem.


Minha transportadora realmente precisa fazer o Backup?

Independentemente do tamanho da empresa ou complexidade da sua política de dados, computadores e servidores sempre podem sofrer danos. Seja por meio de picos de energia, ataques digitais ou falhas de funcionamento, uma companhia sempre está sujeita a perder parte dos seus dados após algum tipo de falha.

Nesse cenário, o backup ganha importância pela sua capacidade de manter a integridade de bancos de dados, configurações e arquivos.

VALE LEMBRAR: É evidente que perder todos os dados de sua empresa transportadora em algum tipo de desastre são poucas, mas essa possibilidade existe. Portanto, por ser um processo de segurança, que não tem um alto custo e nem ao menos é trabalhoso, vale a pena fazê-lo. Ainda mais se considerarmos que caso algo realmente aconteça e você perca os dados de sua empresa, os danos são imensuráveis. 

E aí o que achou do post, conseguimos te ajudar? Se restou alguma dúvida ou tem algo a acrescentar… Comenta aí!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para a barra de ferramentas