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Cinco Ferramentas Digitais para Profissionais de Logística

Utilizar das mais variadas ferramentas digitais contribui para a melhorar tanto a rotina dos profissionais de logística, quanto assuntos sobre a empresa como um todo.

Por meio de determinadas ferramentas é possível automatizar processos e elevar a agilidade na execução de algumas tarefas, diminuindo o índice de erros, trazer facilidade na comunicação, reduzindo custos e diversos outros benefícios, que só a tecnologia proporciona.

E foi pensando nestas características que trouxemos no post de hoje 5 ferramentas que fazem toda a diferença quando utilizada nos processos de uma transportadora. Quer saber quais? Pois então veja logo abaixo:


1. ERP

O conhecido sistema ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, e é uma solução capaz de integrar os diversos setores e unidades de uma empresa.

Com ele também é possível uma maior facilidade no intercâmbio de informações em relação aos parceiros de negócios da empresa, o que proporciona aos gestores uma visão ampla do negócio assim como os processos.

Essas características resultam na tomada de decisão de forma mais acertada. Apesar de não ser uma ferramenta exclusiva do setor de logística, o ERP contribuí de forma extremamente significativa para a área, visto que traz diversos benefícios, como maior agilidade nas tarefas do setor e até mesmo uma redução nos desperdícios e diminuição de custos.


2. TMS

Esta é a sigla para a ferramenta que chamamos de Transportation Management System, que é um sistema totalmente voltado para o gerenciamento no que diz respeito ao transporte.

Esta ferramenta auxilia no controle de informações pertinentes quando o assunto é em relação aos fretes, gestão de custos e entregas, conferência de faturas entre outras funcionalidades.

É um software que acaba por garantir uma otimização quanto ao planejamento, pois permite que as empresas tenham um controle mais efetivo sobre suas operações.


3. SCANBOT

Este é um aplicativo, que como o próprio nome sugere realiza o escaneamento de documento através do smartphone e converte a imagem que foi capturada pela câmera em arquivos em JPEG ou até mesmo em PDF.

Além desta utilidade, esta ferramenta também permite que estes aquivos sejam enviados para a nuvem, utilizando como título de exemplo o Google Drive. 

4. TRELLO

Para quem busca organização, esta é uma ferramenta que com toda a certeza faz a diferença.

O Trello tem por objetivo organizar toda a diversidade de tarefas e projetos que surgem para a equipe, ao mesmo tempo que também acompanha o desempenho do time de forma geral.

Com esse sistema é possível atribuir tarefas para cada profissional da equipe e monitorar o seu desenvolvimento. Além deste fator, a ferramenta permite que seja atualizada a entrega de cada atividade, o que facilita na gestão.


5. QUICK OFFICE

Esta ferramenta permite a edição de slides, planilhas e documentos (Quando os arquivos são Office), e possui integração com o Google Drive, fator que contribui para facilitar o compartilhamento dos aquivos na nuvem. Sendo uma ótima opção para todos os profissionais que realizam parte de suas atividades de forma externa.


Terminamos esse post com a definição de que por meio dos exemplos citados acima, é possível otimizar processos nos mais variados níveis. Confirmamos também a importância de estar atento as novidades de mercado e novas ferramentas disponíveis que podem trazer vários benefícios na gestão de uma empresa ou mesmo na execução das atividades de cada profissional.

Mas afinal, o que você achou destas sugestões? Comenta aí, se já conhece ou trabalha com alguma.

 

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