Skip to main content

Como melhorar o Networking!

Ter um bom Networking no mercado de logística é tão essencial quando em qualquer outro setor e isso demonstra o quanto é necessário que os profissionais da área invistam nele. Tanto a nível de empresa transportadora, quanto profissional de logística.

Ações como manter sempre boas relações, realizar trocas de experiências e estar em constate aprendizado são alguns dos benefícios para estes profissionais, mas apesar deste item, é necessário que além de criar uma rede de contatos, que os profissionais consigam gerenciar os mesmos.

Com um olhar mais apurado para esta característica, elaboramos uma pequena lista que aborda aspectos importantes na hora de conhecer pessoas e relacionar-se com cada uma delas. Saiba mais, lendo o post!


a) Participe de Eventos

Esta participação vale tanto para eventos de grande porte, como feiras do segmento logístico, palestras com profissionais renomados da área de transportes, quanto situações consideradas de menos expressão, como por exemplo, confraternizações com pessoas de diferentes unidades da transportadora, reuniões e treinamentos.

Para mapear ainda melhor essas relações você pode também, pensar e listar quais são os profissionais que estarão presentes nos eventos em que você pretende participar e é claro, iniciar um contato.

Com essa ação de listagem é possível que você otimize o tempo disponível com estas pessoas e faça contato com os profissionais que são realmente relevantes para o seu objetivo. Neste quesito, máxima ” Quantidade não é sinônimo de qualidade” deve ser sempre lembrada.

b) Atualização profissional constante

Neste item o foco esta na realização de capacitações e cursos, o que além de contribuir para o desenvolvimento do profissional, pode trazer contatos de colegas de profissão relevantes no mercado de atuação. É possível que você aproveite momentos como estes, para ampliar tanto o seu conhecimento, quanto a sua rede de contatos e, de forma qualificada.


c) Sobre mostrar reconhecimento

O ditado “Quem não é visto, não é lembrado” tem grande relevância quando o assunto é Networking. Por mais que você conquiste uma rede ampla de contatos, é necessário que esteja realmente se comunicando com estas pessoas. Compartilhar uma notícia relevante para o segmento ou trocar informações úteis com seus contatos sempre será um bom modo de manter aquecidas as relações.

Mas um item interessante neste sentido é que nada vale, você ter uma imensa rede de contatos, se os demais profissionais não souberem com o que você trabalha, pense por exemplo em como compartilhar um conteúdo relevante e que possa criar um reconhecimento sobre a sua área de atuação.


d) Faça uma “Manutenção” do relacionamento

Mais uma vez, esse item trás a importância de manter contato com as pessoas no seu meio. O relacionamento interpessoal é uma característica fundamental quando pensamos no meio profissional.

Portanto, tenha em mente que o mesmo esforço que você coloca ao iniciar uma conversa com outro profissional, deve estar presente na dedicação em manter o contato ativo e uma relação que não caia no esquecimento.


Estes são apenas três pontos importantes quanto a criação e manutenção de um bom Networking para o profissional de logística de transportes e que servem para profissionais das demais áreas, existem ainda vários outros itens relevantes, como trabalhar o marketing digital de forma pessoal, por meio de ferramentas como o Linkedin. Mas este é um assunto para outro post. Continue acompanhando nossas novidades. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial