Skip to main content

Distribuição de cargas no caminhão, faz a diferença?

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é transporte, mas você já pensou na importância dos cuidados no momento de carregar um caminhão? Pois esse é o nosso assunto de hoje para otimizar a sua gestão.

Todos os que trabalham com logística e distribuição devem estar atentos sobre alguns cuidados simples.

Quando o tema é a distribuição da carga no próprio caminhão, é essencial salientar que se ela for realizada de forma errônea, pode ser gerado um desgaste que poderia ter sido evitado. Os pneus neste sentido, caso a distribuição não seja a mais adequada podem ter um desgaste maior e o eixo do veículo pode ficar sobrecarregado.

É importante lembrar que, se os pneus tiverem algum problema quanto a sua estrutura, além de possibilitar em grau mais elevado de imprevistos na estrada no momento da viagem, o consumo de combustível e até mesmo o das peças é maior.

Sobre a distribuição da carga

Uma carga que esteja sempre bem distribuída, ou seja de forma equilibrada, na boleia do caminhão, é considerada aquela em que o peso não fique em maior grau em nenhum lado em específico. Isso, como já foi visto é uma forma de proteger às peças dos caminhões de sua frota. Tendo um cuidado neste sentido, é possível que você garanta uma viagem mais segura e também econômica.

Uma distribuição realizada sem pensar no fator equilíbrio pode levar os caminhões a necessitarem de mais revisões do que o necessário, e além disso, acaba por comprometer muitos itens do caminhão, sendo eles, como exemplo:

  • Amortecedores;
  • Eixos;
  • Freios;
  • Molas;
  • Pneus.

Cada carregamento possui características únicas que as diferem das demais, neste sentido, é necessário que sejam pensadas e acomodadas da forma ideal para o seu melhor carregamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial