Skip to main content

É possível aumentar a produtividade da frota? Saiba como!

Um objetivo que sempre esta presente é justamente este: Aumentar a Produtividade. Mas será que isso é realmente possível? E se sim… Como?

Pois acredite, aumentar a produtividade é possível! Para que isso aconteça, vários itens devem ser levados em consideração e, hoje falaremos de alguns deles. Mas primeiramente devemos ter um olhar mais apurado para a gestão e planejamento em uma empresa, pois ambos são fatores determinantes.

Quando olhamos para a questão logística é necessário ressaltar que os gestores de transportadoras devem investir em soluções eficientes sob uma perspectiva de gestão de frota. Pois desta maneira é possível ter bons resultados que garantem o prazo de entrega, maior controle de custos, fidelização dos clientes, aumento de lucratividade e maior facilidade no processo de tomada de decisão.

Dessa forma, veja abaixo algumas das soluções que além do aumento da produtividade da frota, garantem as vantagens citadas acima:

Manutenção Preventiva aliada com a Produtividade da frota

A manutenção preventiva já foi tema em um post em nosso blog, e hoje ela retorna pois é um diferencial que quando bem desenvolvida, auxilia antecipando determinadas situações e problemas que poderiam gerar grandes prejuízos.

A manutenção preventiva consiste em um exame ou análise rotineiro a ser realizado em todos os veículos da frota para que desta forma, seja garantida as perfeitas condições de uso dos caminhões.

Quando é realizada a manutenção preventiva, vários itens são levados em consideração, como exemplo:

– Limpeza;

– Medições e ajustes;

– Reposição ou reparo de peças;

– Inspeções e testes;

– Troca de óleo e fluídos;

– Etc;

A manutenção preventiva eficaz identifica os possíveis problemas de forma que sejam evitados. Neste sentido, o ideal é que as paradas para a manutenção preventiva sejam programadas, de acordo com um plano estabelecido com a manutenção.

Controle os pneus da frota

Sabemos que os pneus representam um dos maiores gastos quando o assunto é frota e, isso comprova o quanto o realizar um bom controle neste sentido pode fazer toda a diferença.

Tenha uma mão de obra qualificada

Independentemente da área de atuação de cada empresa, algo que é sempre fundamental é justamente a qualificação da mão-de-obra.

Neste sentido o gestor de frota deve sempre contar com uma equipe que esteja preparada e com bons fornecedores. Assim, buscar ser parceiro de bons mecânicos e oficinas reconhecidas pelo mercado e especializadas são essenciais. 

Conte com um sistema de gestão de frota

Um desempenho positivo quanto ao que que diz respeito a frota de uma transportadora está diretamente ligado com a forma de gestão trabalhada na empresa.

Deste modo todos os processos de operação, quanto gestão podem ser otimizados e realizados de forma mais ágil e fácil quando a tecnologia é tida como aliada.

Os sistemas de gerenciamento logístico são capazes de emitir relatórios, proporcionando uma visão sistêmica dar um fácil acesso às informações da frota e tudo em tempo real. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial