Skip to main content

Combatendo os gargalos na infraestrutura logística com Tecnologia


       Muitas são as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte e logística no País, e os problemas com infraestrutura são vários, assim como a necessidade de integração entre vários atores da cadeia, aumento das margens e resultados, a busca por um estoque equilibrado, redução de custos com frotas e frete, toda a questão tributária, entre outros.

       E no meio de tantas variáveis o que mantem as empresas competitivas é justamente um investimento na área da tecnologia. Para lidar com tantos gargalos e gerenciar uma transportadora de forma eficaz, sempre com o foco em uma prestação de serviços de qualidade e também no resultado, existem diversas soluções no mercado no que diz respeito a tecnologia, que podem auxiliar a empresa na gestão e controle, até porque o setor de transporte é um mercado extremamente segmentado e que não tolera erros.

       Dessa forma, as tecnologias da informação que são usadas para integrar a cadeia produtiva são provenientes da varias ferramentas como de Backoffice, (na parte de compras e suprimentos, vendas e faturamento, financeiro, contábil, entre outros.), soluções especializadas no Core Bussiness (como WMS, TMS, OMS, frete embarcador, controle e acompanhamento de frota, otimizador de estoques, entre outras.), e soluções complementares (Cloud Computing, gestão dos recursos humanos, marketplace e etc.

     A cada dia é mais perceptível a necessidade de planejar, produzir e entregar com eficiência em qualquer segmento e não só nas empresas de transporte. Estima-se que pelo menos um quarto das atividades das empresas, independentemente do segmento, estão relacionadas a logística interna. Dessa maneira, é possível ver, que ter um planejamento e organização nessa área é de extrema importância para todas as organizações, e nas transportadoras o uso da tecnologia deve ser ainda mais focado, pois investimento em TI aumenta o nível de competitividade e também a produtividade assim como reduz custos e otimiza o tempo.

    Estamos em um momento em que existe grande ênfase na tecnologia, nas comunicações e informações em tempo real, e é necessário utilizar essas características em nosso favor. O Brasil como é de conhecimento geral, tem muito a evoluir no que diz respeito as questões de infraestrutura logística, mas enquanto caminhamos para essa evolução e melhora, as empresas podem e devem buscar soluções para se manter no mercado com um bom desempenho. Deixar de conferir manualmente as notas fiscais e checklists (Temos um post exclusivo que explica como o checklist pode ser uma ferramenta de gestão para o transporte, leia-o aqui!), gerenciar pedidos e estoques, aumentar o fluxo de informações e comunicação, ter um acompanhamento em tempo real das atividades da empresa, são apenas algumas das atividades e operações que melhoram os processos e gestão das transportadoras como um todo.

    A tecnologia está ao alcance para auxiliar em diversas questões das empresas assim como ajuda-las a identificar e neutralizar os gargalos  em todo o negócio, mas é preciso ir em busca dessas soluções e inovar no mercado atuante.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial