Skip to main content

Habilidades que todo o gestor de logística precisa ter!

O setor logístico por muito tempo foi visto somente como uma área de viés operacional, sendo responsável por gerar custos, apesar de ser necessário. Entretanto, a logística tem passado por diversas transformações, inclusive tecnológicas e isso a fez como reconhecida parte fundamental do planejamento de uma empresa.

Diante disso, os profissionais do setor também passaram a adquirir um novo perfil, com várias habilidades que ultrapassam o conhecimento técnico da área.

Portanto, encontrar ou ser um bom profissional desta área é um desafio, mas assim como em qualquer área, com o alinhamento entre conceito e prática é possível acompanhar as tendências de mercado e tornar-se ainda mais competitivo.

Um fato importante sobre este assunto é ressaltar a necessidade da constante atualização quanto ao conhecimento no segmento de logística e transportes. E, principalmente pensando nesta característica destacamos no post de hoje 3 habilidades que não podem faltar aos profissionais da área. Veja quais são elas:


1. Conhecimento na teoria e prática

Tanto o conhecimento prático quanto o teórico são importantíssimos para os profissionais de qualquer área e, na logística não é diferente. Mas apesar da prática em alguns momentos parecer mais relevante, é necessário um cuidado neste quesito, pois o embasamento teórico sempre será de grande valia, para por exemplo, ajudar os profissionais de logística a executarem suas tarefas no dia a dia, dando também mais condições para solucionar problemas e ser estratégico.


2. Saber planejar

Independentemente do cargo ocupado pelo profissional de logística ser ou não de gestão, propriamente dito, é extremamente importante que ele seja capaz de planejar o seu trabalho tanto utilizando o planejamento como base nos processos de cada setor, quanto pensando no relacionamento com o cliente. O planejamento é capaz de trazer resultados mais positivos quando é necessário que o profissional precisa lidar com desafios e trazer resoluções certeiras.


3. Ser dinâmico e comunicativo

Quando pensamos no setor de logística, é necessário que tenhamos a consciência de que os dias nunca se passam da mesma forma que os anteriores. Portanto, muitas vezes é preciso lidar com as mais variadas situações e imprevistos que ocorrem no cotidiano, e saber como comportar-se é um diferencial.

Neste sentido o dinamismo passa a ser uma importante característica. O dinamismo permite que o profissional atue ativamente em mais de uma tarefa, não só em sua execução, mas no acompanhamento de cada uma.

Mas, além desta característica, a comunicação é vista como uma aliada a cada processo, pois o profissional deve ser capaz de transmitir suas ideias de forma clara e precisa, para que todas as atividades aconteçam conforme for necessário.

E aí, gostou das dicas? Estas três habilidades que são encontradas nos profissionais de logística são de grande valia, você as possui? Deixe seu comentário sobre o post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial