Skip to main content

Jornada do Motorista: Fique atento ao Tempo de Direção

A Lei 13.103/2015 estabelece um tempo limite para que o seu motorista fique atrás do volante, portanto transportador, tome cuidado com os limites! O não cumprimento desta lei, acarreta multas e aumenta a chance de acidentes nas rodovias. 

O primeiro fator é pensar: quanto tempo o motorista de sua empresa de transportes passa na estrada? Diante deste questionamento, você tem exigido que ele cumpra a lei do motorista, ou permite que ele ultrapasse o limite fixado pelo Código de Trânsito Brasileiro? Caso você não tenha um controle efetivo sobre este item, está na hora de acompanhar mais de perto esta questão.

Este assunto é tratado no artigo 67-C do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse artigo foi acrescentado ao CTB pela Lei 13.103, a conhecida “Lei do Caminhoneiro”. E de forma resumida diz, que é vetado ao motorista profissional de cargas permanecer em direção por mais de cinco horas e meia ininterruptas.

Na prática, a lei estabelece como obrigatoriedade que o motorista tenha um período de descanso de trinta minutos, a cada seis horas na condução do veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e do tempo de direção desde que não ultrapasse as cinco horas e meia continuadas no volante.

*Neste quesito, qualquer dúvida quanto a Lei e sua aplicação pode ser sanada em um conversa com o jurídico de sua transportadora. Quando o assunto é a Lei, não fique com questionamentos, oriente-se com seu advogado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para a barra de ferramentas