Skip to main content

O final do ano chegou! Como está a sua logística para a data?

Já estamos na reta final do ano, e por isso não poderíamos deixar passar em branco esta data e deixar de falar um pouco sobre dicas de logística que podem te ajudar a organizar não somente o período do natal, como o ano todo.

Por isso, aqui vão algumas lições essenciais para você ter em mente. Vamos lá!


O fim do ano é um dos períodos mais desafiadores para a logística, e isso pode ser comprovado por aqueles que trabalham por exemplo, com o varejo e e-commerce, pois a demanda sempre aumenta neste período.

Mas se por um olhar, o cenário pode ser visto como um grande aquecimento no que se refere às vendas, e diante disso uma possibilidade de crescimento no negócio, por outro olhar, é necessário estar atento aos desafios que acabam por afetar o mercado logístico em suas variadas formas.

Isso leva em consideração desde o aumento na movimentação nas estradas, a disponibilidade quanto a mão de obra e também a necessidade de espaço e manuseio das cargas dentro das próprias transportadoras. 

Isso sem falar, no número de pedidos que costuma ser maior nesta época, pois neste período boa parte das encomendas são sobre presentes de Natal, e portanto a urgência do consumidor e sua preocupação sobre a entrega dentro do prazo é ainda maior. 


Neste sentido, estar apoiado com algumas ferramentas de gestão e inovação fazem toda a diferença. Diante disso, abaixo listamos alguns pontos que ajudam no transporte de cargas.

Ter apoio de inovações tecnológicas

Para lidar com o cenário, empresas de e-commerce, transportadoras, distribuidores e outras empresas do segmento logístico elaboram diversas estratégicas tendo como objetivo garantir que as encomendas cheguem ao seu destino da melhor maneira possível.

Neste quesito as inovações tecnológicas desempenham um papel de extrema importância, pois garantem uma maior produtividade. 

Saber da importância da logística reversa

A logística reversa é um dos pontos que destacamos, até por ser algo de extrema importância na hora de montar uma estratégia para o final no ano. Isso acontece devido ao fato de após o Natal a logística passar por um novo período de grande volume, o de trocas e devoluções de produtos.

Por tanto é necessário que a logística reversa esteja bem estruturada e apoiada por sistemas de gestão que foram pensados e desenvolvidos tanto para os cenários de entrega quanto os que requerem coletas.

Outro fator para termos em mente é que a troca ou devolução de um produto sempre gera um desgaste para o consumidor, e por isso é imprescindível estabelecer uma comunicação ágil durante todo o processo de logística reversa, para que desta forma seja garantida a satisfação do cliente e aumente as chances de novas vendas.

Elaborar soluções que vão além do final do ano

Muitas das soluções que são implementadas em uma data específica podem otimizar os processos das transportadoras não somente em um período, mas o ano todo. É o caso por exemplo do uso de roteirizadores quanto pensamos em entrega e coleta, essa é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada se possível em todos os meses. 


Essas três dicas podem parecer até mesmo simples, mas com certeza fazem toda a diferença quando o assunto é eficiência e gestão.

 E você, o que achou delas? Deixe seu comentário! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial