Antes de conversarmos sobre a torre de controle, que é o nosso assunto tema do post de hoje, que tal pararmos para refletirmos sobre um item importantíssimo para a gestão, que é abordado na pergunta a seguir:
O quanto você emprega no planejamento de sua frota?
Pois saiba que com o auxílio da tecnologia tanto o planejamento quanto o acompanhamento de cada caminhão e a frota como um todo, é feito de forma mais ágil e otimizada quando processos tecnológicos estão envolvidos na gestão.
Portanto hoje falaremos sobre algo que faz toda a diferença na gestão dos transportadores, nossa conversa será sobre qual é o significado da tão falada “torre de controle” e como ela otimiza o acompanhamento do transporte.
O que é a Torre de Controle Logístico?
Infelizmente ainda existe um número expressivo de empresas que não utilizam a tecnologia para a gestão de seus processos. Desta forma, ao caracterizar o conceito de torre de controle logístico, nós nos encontramos diante de algumas dúvidas quando ao seu propósito real.
Mas podemos definir ainda assim, a torre de controle logístico como uma ótima alternativa quanto a sua eficiência no monitoramento dos processos que envolvem o transporte de carga e, sua utilização possibilita o seguinte:
1 – Melhor planejamento das demandas;
2 – Ter uma visualização geral sobre os indicadores da operação;
3 – Acompanhamento em tempo real de cada etapa no transporte;
4 – Resolução rápida e ágil de eventuais contratempos;
5 – Auxílio na tomada de decisão;
Torre de controle logístico X central de monitoramento
Diante das vantagens expostas acima, surge mais um questionamento relevante, que é o seguinte, qual seria a diferença entre a torre de controle logístico e uma central de monitoramento?
A resposta para essa pergunta na verdade é que ambas acabam por complementar-se. Pois a central recebe e monitora todas as informações para que sejam tomadas as medidas e decisões mais interessantes para resolver os eventuais problemas que possam surgir.
Deste modo percebe-se a que a empresa pode ter várias centrais de monitoramento, neste sentido todas elas acabam por reportar-se a uma central administrativa, que seria a torre de controle.
O que a torre faz é acompanhar todos os processos de forma estratégica, reunindo a gestão logística em um local.
Geralmente a torre de controle realiza a gestão do controle sobre a movimentação de produtos entre fábricas e seus próprios centros de distribuição, já a central de monitoramento, tem como seu foco a movimentação da mercadoria das fábricas/centros de distribuição, e clientes.
Quer saber como a tecnologia pode te ajudar ainda mais? Conheça o nosso sistema de gestão logística o ATSsiga!