Skip to main content
torre de controle logistico

Torre de controle logístico

Temos muitas opções hoje em dia para tornar a logística de uma empresa ou transportadora cada vez mais eficiente. E por isso o destaque de hoje vai para a chamada “Torre de controle”, mas e você, já ouviu falar dela? Sabe para que serve ou quais suas vantagens?

Pois saiba tudo isso lendo nosso post!

O que é torre de controle logístico?

A  Torre de Controle Logístico pode ser considerada uma aplicação direta do conceito e forma de gestão chamada Gestão a Vista, ela utiliza vários recursos tecnológicos para manter uma atualização em tempo real.

Essa metodologia tem por objetivo principal tornar a tomada de decisão mais ágil, pois é uma central de integração e inteligência logística, que consegue elevar a eficiência da cadeia produtiva com o foco em planejamento, execução, processos, métricas precisas e correções em tempo real.

Pode-se dizer que, essa forma de gestão está fundamentada em alguns pilares, sendo eles:

– Segurança;

– Produtividade;

– Qualidade;

– Redução de Custos;

Mas para que tudo isso realmente aconteça, são necessários alguns itens essenciais, como:

– Automação de processos;

– Rastreabilidade;

– Monitoramento efetivo;

– Programação;

– Padronização de operações;

– Execução eficaz;

É perceptível que o grande diferencial da torre é o fato de ver, identificar e agir. Esses itens, trabalhados em harmonia apoiam a tomada de decisão e garantem a busca pela disciplina operacional e a execução correta do trabalho, sendo que isso só é possível com o monitoramento e padronização dos processos e tarefas.

Quais são as vantagens da utilização da torre de controle logístico?

É obvio que possuir um centro de controle, mesmo que ele não seja precisamente a “torre de controle”, faz com que as ações da empresa quanto as situações vividas no cotidiano sejam tratadas de forma mais ágil e proativa.

Ter um monitoramento em tempo real sempre é um fator determinante quando pensamos em gestão. Mas a torre precisamente, além de diversas vantagens que são trazidas com sua utilização, traz como destaque os seguintes pontos positivos para a gestão:

– Melhora na segurança da informação;

– Melhor atendimento ao cliente, ocasionado por um serviço mais rápido e seguro;

– Controle e padronização dos processos;

Quando pensamos na aplicação deste conceito e/ou ferramenta que é a torre de controle em um negócio, é necessário estar sensível às particularidades de cada empresa, entretanto podemos dizer que a torre consegue encaixar-se em qualquer operação logística, sendo um conceito universal, isto é, independe do que se transporta.

Você sabia que desenvolvemos um sistema de completo de gerenciamento logístico? Conheça mais do ATSsiga!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial