Transportes Cavalinho e Sistemas ATSLog, Um “Case” de Sucesso

ATSlog reúne equipe do país todo em Kick off
14 de março de 2022
ATS GUARD PRÓ – ATS lança nova versão de software para Gerenciamento de Risco
23 de maio de 2022
ATSlog reúne equipe do país todo em Kick off
14 de março de 2022
ATS GUARD PRÓ – ATS lança nova versão de software para Gerenciamento de Risco
23 de maio de 2022

Uma empresa que atende as maiores indústrias químicas e petroquímicas do mundo e tem mais de 1500 equipamentos rodando diariamente, essa é a Cavalinho Transportes. A empresa que fornece o sistema para monitorar toda essa frota é a ATSLog. Uma parceria que dura mais de 13 anos e garante a efetividade e segurança de uma frota rodando mais de 54 milhões de km por ano.

Não basta apenas ter os veículos para fazer as operações de transportes, é necessário também que toda essa operação seja efetiva, assertiva e lucrativa e é aí que entra a ATSLog. Uma combinação de sistema e operação que faz a Cavalinho se tornar referência no transporte de setor químico e petroquímico e de bebidas.

Há 40 anos iniciava o projeto que hoje realiza mais de 200 mil viagens por ano. Uma empresa familiar que começou com o sonho de Ivanor Guilherme Ossani, na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, transportando produtos primários, como feijão, banha, lã e animais do Sul para a região central do país. Hoje alcança todo o país e também o Mercosul, inclusive com de 7 filiais em: Paulínia (SP), Cubatão (SP), Jundiaí (SP), Duque de Caxias (RJ), Nova Lima (MG), Camaçari (BA) e Ipojuca (PE). Além das filiais supracitadas, compostas por estruturas completas de mecânica, dormitório, postos de abastecimento e refeitório, são mais quatro bases de apoio em Buenos Aires (ARG), Santiago (CHI), Assunção (PAR) e Montevidéu (URU) para apoio aos motoristas e todo trâmite documental.

A sócia diretora, Elizandra Ossani Bocchese, comenta que a empresa cresce dia-a-dia, mas que o conceito de empresa familiar jamais se perde mesmo com o passar do tempo. “O transporte está na veia, por ser uma empresa familiar a gente cresceu escutando falar sobre transportes, sobre caminhão e isso nos motiva. A Cavalinho está com cerca de 1600 funcionários e com mais 1500 equipamentos de frota própria rodando e o que nos mantém é uma dedicação grande ao trabalho e um amor muito grande pelo que a gente faz. O transporte é um desafio todos os dias, são muitas as variáveis e isso nos desafia a continuar a ir em busca de qualidade para o transporte. Então na verdade, esses 40 anos representam apenas o início da viagem. O nosso slogan é “a viagem está apenas começando”, porque entendemos que temos muito mais pra fazer e muito mais para aprender”.

SISTEMA E OPERAÇÃO QUE GARANTEM RESULTADOS

Com uma gama de 72 clientes, entre eles, os mais exigentes do mercado químico e petroquímico, e com clientes de grande peso, como Petronas, Petrobrás, Ypê, Rhodia, Raízen, Braskem, Basf, além da Coca-Cola, a preocupação é que o produto chegue com segurança ao destino, com otimização de tempo, trajeto e gastos, garantindo a confiança do cliente no trabalho efetuado. E nesse sentido, há cerca de 13 anos a Cavalinho escolheu a ATS para desenvolver o controle logístico de sua frota. Ao longo desses anos essa parceria se consolidou e hoje são três ferramentas utilizadas pela transportadora, demonstrando a eficiência do sistema ATS. “Quando começamos com a ATSLog nós tínhamos um trabalho muito manual de gerenciamento de informações, de dados, avaliações de viagens, tempos e movimentos. O mercado ficou muito competitivo, então tínhamos essa necessidade de fazer a integração de todas as informações e acelerar a nossa tomada de decisão”, explicou o assessor de diretoria, Gilvani Tribino, lembrando o início da parceria. E conforme ele, o grande diferencial do sistema ATS é a personalização e adequação com as necessidades da rotina diária, que são específicas em cada empresa de transportes. “A ATS nos fornece uma espinha dorsal de um sistema, diferentemente da concorrência que eram pacotes prontos, onde teríamos que adequar a nossa operação à realidade do sistema. A proposta da ATS foi dar a nossa cara ao jogo, dar a cara da Cavalinho, a maneira que gostaríamos de controlar e validar as informações e fazer o gerenciamento de dados”.

O gerente comercial, Rodrigo Talamini, destacou inclusive que essa personalização foi o que motivou a Cavalinho a apostar na ATS, pois possibilitava trabalhar justamente nas demandas necessárias. “Em meados de 2009 nós estávamos na busca por um sistema para fazer o nosso controle logístico e para ter a visibilidade da frota como um todo. Tivemos a indicação da ATS e lançamos então um desafio para eles, pois no momento estávamos muito calejados com outro sistema e outras empresas que nos informavam que iam atender nossas necessidades e acabavam não podendo se moldar ao modelo da Cavalinho, que é muito específico e muito particular. Desde lá tivemos a implementação de acordo com o que nós precisávamos. O desafio foi justamente trazer para o sistema a nossa cara e as nossas especificidades e deu muito certo. Nós começamos com o projeto de logística, que foi o principal ponto e o maior desafio, que era onde nós tínhamos o principal problema, tínhamos a necessidade de enxergar a frota como um todo e naquele momento, lá em 2009, nós enxergávamos a frota com um mapeamento para trás e a ATS acabou nos proporcionando um mapeamento para frente.”

TRÊS SISTEMAS EM OPERAÇÃO

O que começou com um sistema, o ATS Siga de Torre de Controle logística, hoje contempla também os sistemas de Gerenciamento de risco, ATSGuard, e de Controle de Jornada de Trabalho, ATSGuiaRH. “Foi um projeto muito audacioso, nós tivemos muito êxito na questão da implementação do nosso controle logístico e aí depois fomos migrando em dois anos subsequentes para o projeto de gerenciamento de risco. Depois acabou vindo a necessidade de controle de jornada de motorista e conseguimos implantar os três sistemas de uma forma única, também já vinculado com nosso sistema ERP, que é nosso padrão da empresa, tudo interligado com os rastreadores e com muito êxito na implantação”, finalizou.

Gilvani Tribino elencou alguns benefícios que esse sistema trouxe para a Cavalinho, principalmente no que se refere a agilidade. “O que antes levava horas, ou mesmo um ou dois dias para a uma decisão de atendimento ou avaliação de operação, é possível fazer em três ou quatro cliques e apenas em alguns segundos temos a informação na mão. Era esse o desafio, e é esse o desafio do mercado, a velocidade na tomada de decisão. Essa velocidade e fidelidade  na informação tanto na área de logística, gerenciamento de risco ou jornada de trabalho, hoje é imprescindível para um negócio em um mercado tão mutável e que as coisas acontecem tão rápido”, concluiu.   A maior transportadora do segmento químico do Brasil com atuações no Mercosul, que atende os maiores e mais exigentes embarcadores. Com uma frota de mais de 700 reboques e 800 semi reboques. Com cerca de 500 viagens acontecendo a todo momento, rodando mais de 54 milhões de km por ano e fazendo cerca de 200 mil viagens anuais. Com operações 24h, sete dias por semana e transportando mais de quatro milhões de toneladas de produtos por mês. Uma empresa com cerca de 1600 funcionários e 40 anos de história. Essa é a grandeza da Cavalinho Transportes, de Vacaria, no Rio Grande do Sul. E todas essas conquistas são possíveis também graças aos sistemas ATS de controle logístico, de gerenciamento de risco e de jornada de trabalho do motorista. Sistemas assertivos, confiáveis, ágeis e customizados que aceleram o tratamento de informações e permitem um controle integral de todos os dados necessários, acelerando a tomada de decisões e dando todo suporte para o monitoramento de frotas e pessoal. Sistema  ATS Siga, ATSGuard e ATSGuiaRH são as ferramentas que selam a parceria ATS e Cavalinho há cerca de 13 anos e são um grande case de sucesso.

Foto: Ana Júlia Busa/ Sol Agência de Marketing